O que é Jyotisha?
Jyotisha é a luz. Conhecimento é o caminho.


Jyotisha (em sânscrito jyotiṣa, "conhecimento da luz") ou astrologia védica, indiana ou hindu.
"A astrologia védica é conhecida nos meios de estudos astrológicos como a forma de astrologia mais precisa de todas, pois esta Astrologia é baseada no céu aparente."
A maior diferença da astrologia ocidental, é o cálculo da precessão dos equinócios e as posições siderais (estrelas) das constelações do zodíaco, e a incorporação das mansões lunares (nakshatras) que são 27 ao todo.
É uma astrologia soli-lunar, que teve incorporações da astrologia helenística quando o ocidente (os gregos) invadiram a Índia por volta do século 1 a.c.
A lua tem papel fundamental na astrologia védica, sendo mais importante que o Sol, ao contrário da Astrologia ocidental. Ela representa a mente, as emoções, a sensibilidade, a sáude, a felicidade, e descreve a personalidade do nativo. A lua é o depósito de todos os karmas. Sendo um posicionamento muito importante.
Jyotisha é uma forma precisa de astrologia, já que se baseia no céu aparente, identificando-se como uma astrologia sideralista.
A astrologia védica pode ser contemplativa (autoconhecimento), preditiva, para determinar datas mais auspiciosas e equilibradas para tomadas de decisão, datas para casamento, comprar imóveis, abrir negócios, fechar parcerias, defender um projeto, para escolher os nomes dos recém-nascidos de acordo com os seus signos lunares, para definir os festivais e nos preparar para lhe darmos com os frutos das nossas ações passadas (karmas).
A leitura de completa de um mapa pode abranger todas as áreas da vida de um nativo, como suas habilidades, suas tendências positivas e negativas, missão, desafios, a evolução pessoal e o seu papel nessa encarnação.
Jaya Jagatambe